sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sintomas de ansiedade social e estresse pós-traumático: o impacto de eventos sociais estressantes


 

Carleton RN, Peluso DL, Collimore KC, Asmundson GJ. Social anxiety and posttraumatic stress symptoms: the impact of distressing social events. J Anxiety Disord. 2011 Jan;25(1):49-57. Epub 2010 Aug 10.

O transtorno de ansiedade social (TAS) tipicamente envolve estresse persistente e incapacitante e/ou evitação, associado à interação social ou a determinadas situações. Evidências recentes corroboram com a noção de que eventos sociais relativamente comuns, como humilhação pública, podem precipitar ou exacerbar sintomas do TAS. Além disso, indivíduos com TAS frequentemente relatam sintomas de estresse pós-traumático (por exemplo, memórias intrusivas, evitação), após eventos sociais negativos significativos. Embora intrigantes, existe uma paucidade de dados de pesquisa explorando as relações entre eventos sociais negativos, ansiedade social e sintomas de estresse pós-traumático.

O estudo atual teve 3 propósitos: (1) investigar as taxas de endossamento de eventos sociais negativos significativos percebidos como estressores ou traumáticos; (2) comparar padrões de sintomas de TAS e estresse pós-traumático entre pessoas que relatavam eventos sociais negativos e (3) avaliar as inter-relações entre ansiedade social e sintomas de estresse pós-traumático e construções comuns, como medo de avaliação negativa, ansiedade e depressão.

Os participantes foram membros da comunidade (n = 601; 74% mulheres; idade média 25,8; DP 9,8), que experimentaram eventos sociais negativos significativos. Aproximadamente 55% dos participantes relataram experiência de evento social negativo, sendo que 1/3 deles indicou que esse evento foi pior do que os eventos de critério A que eles apresentavam. Participantes que relataram eventos sociais negativos obtiveram escores maiores nas medidas de ansiedade social e de sintomas de estresse pós-traumático do que aqueles que relataram apenas eventos traumáticos. Sintomas traumáticos foram capazes de predizer sintomas de ansiedade social apenas nos participantes que relataram evento social negativo.

Os resultados desse estudo somam-se às evidências crescentes de relação consistente entre ansiedade e sintomas de estresse pós-traumático. Assim, a relação entre transtorno de estresse pós-traumático e sintomas de ansiedade social pode ser mediada pela experiência de um evento social estressante.




Comentários

Carolina Gonçalves de Freitas
Mestre em psicologia na área de saúde e desenvolvimento humano e sexóloga, especialista em educação sexual.
A ansiedade social é caracterizada pelo medo de exposição a outras pessoas, que pode acarretar evitação de situações sociais. Perda da autoestima, medo de ser criticado, sensações físicas, como boca seca, taquicardia, dor no peito, são alguns dos sintomas desencadeados por tal exposição. Em casos extremos a esquiva pode resultar em isolamento social1.
Já o transtorno de estresse pós-traumático pode desenvolver-se em indivíduos que experimentaram estresse físico e/ou emocional, de grande magnitude traumática. É uma reação ao perigo, inicialmente saudável, que pode se tornar patológica quando o indivíduo permanecer em estado emocional de constante desconforto resultante da lembrança do perigo vivido. Como, por exemplo, catástrofes, estupro, guerras, humilhações em público, bullying2.
Apesar de histórias de traumas serem comuns na vida dos indivíduos, ainda existem poucos dados de pesquisa explorando as relações entre eventos sociais negativos, transtorno de ansiedade social (TAS) e sintomas de TEPT. O estudo de Carleton e colaboradores investiga essa relação e afirma que sintomas traumáticos foram capazes de predizer sintomas de ansiedade social apenas nos participantes que relataram evento social negativo.
Para tanto, a pesquisa de Carleton e colaboradores foi realizada com 601 participantes, membros da comunidade, que experimentaram eventos sociais negativos significativos. Sendo 74% mulheres com idade média de 25,6 anos. Pelos propósitos estabelecidos, foi demonstrado que aproximadamente 55% dos participantes da pesquisa relataram experiência de evento social negativo. Uma possível falta na pesquisa foi não haver aprofundamento quanto à questão de gênero, dado alto percentual.

Quanto à comparação dos padrões de sintomas de ansiedade social e estresse pós-traumático entre pessoas que relataram eventos sociais negativos, ambos têm sintomas de medo e evitação de indicativos que relembrem o trauma original (o evento social negativo), sintomas físicos de ansiedade, depressão e dificuldades cognitivas. Sendo o estresse pós-traumático o transtorno de ansiedade que melhor representa a relação entre eventos externos e suas consequências psicológicas3.

E, quanto ao último propósito, o de avaliar as inter-relações entre ansiedade social e sintomas de estresse pós-traumático e construções comuns, como medo de avaliação negativa, ansiedade e depressão podem ser corroboradas pelas próprias diretrizes diagnósticas do CID-10 4.
Outros estudos revelam a alta comorbidade5,6 entre TEPT e outros transtornos de ansiedade. Por exemplo, indivíduos com TEPT apresentam mais frequentemente o diagnóstico de depressão e ansiedade social. O que exemplifica a pesquisa de Carleton e colaboradores ao revelar que sintomas traumáticos foram capazes de predizer sintomas de ansiedade social nos participantes que relataram evento social negativo.
Atualmente, estima-se que até 15% da população geral apresente sintomas de ansiedade social que resultam em diferentes graus de incapacitação e limitações sociais e ocupacionais7. Assim, visto que os índices gerais de ansiedade vêm aumentando com enorme rapidez nos últimos anos, o estudo é de grande valia, pois abre novas perspectivas e olhares para os sintomas e o tratamento dos transtornos de ansiedade.