sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

STRESS


 
O stress emocional é o que sentimos no corpo e na mente quando nos deparamos com demandas de uma determinada situação que ultrapassam a nossa capacidade de adaptação. Enquanto estamos conseguindo nos adaptar ao que está ocorrendo, o stress não pode ser considerado patológico, pois é ainda gerenciável. Porém, quando o esforço que se tem que investir é muito grande para manter a situação sob controle, então nosso organismo começa a se exaurir e a se cansar. Se algo a mais ocorre de desafiante ou se o que estava nos estressando continua em ação por muito tempo, como uma doença na família ou um chefe mal treinado, por exemplo, então o desgaste que temos pode deixar que doenças se manifestem. Esta situação pode ser evitada por quem consegue utilizar técnicas de enfrentamento do stress que podem ser aprendidas por todos.
A reação de stress é composta de quatro etapas que os cientistas chamam de: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão. O stress envolve sintomas tanto de ordem física como de ordem psicológica. Quanto mais avançada a fase, mais doente podemos ficar.
Pessoas diagnosticadas como portadora de stress relatam sentir alguns dos sintomas listados abaixo. Verificar se o que você sente se assemelha ao que as pessoas estressadas dizem sentir pode ajudá-lo a avaliar e mudar a sua vida.
Às vezes, a pessoa tem uma indisposição física ou psicológica por um período curto de tempo, sem necessariamente estar estressado. Mas, se você ultimamente está sempre irritado, perdendo a paciência com todos, com azia diária, se o cabelo está caindo e se acorda segunda-feira com o corpo de sexta-feira, pode ser que o stress tenha entrado em sua vida. Isto acontece às vezes tão devagar que a pessoa não percebe. Outras vezes há algo grande que ocorre e que nos leva ao stress de imediato. Se descobrir que está com stress, tenha calma. O stress tem cura e você pode aprender a controlar o stress em sua vida. Existem tratamentos especializados para isto que podem ajudá-lo a se recuperar e a nunca mais ter stress excessivo.
Eliminar os sintomas de stress é importante porque a pessoa passa a se sentir melhor. Se alguma doença ligada ao stress já apareceu, procure um médico especialista na área afetada. Mas, é sempre bom saber as causas do stress e descobrir como lidar com elas de modo a não se estressar mais no futuro. Para isto, um psicólogo especializado em stress deve ser consultado.
É preciso tornar claro que um diagnóstico de stress só pode ser realizado de modo acurado por um profissional especializado.
·         Cansaço
·     Ganho ou perda de peso, má digestão, prisão de ventre e diarréia, gases, gastrites, úlceras.
·         Baixa de resistência, infecções, gripes e outras viroses, por exemplo Herpes.
·   Pressão Arterial alta, Colesterol alto, Arteriosclerose, Acidente Vascular Cerebral (AVC ou "Derrame"), Infarto, etc.
·         Dores de cabeça, dores musculares, dores “de coluna”, Fibromialgia.
·         Acne, pele envelhecida, rugas, olheiras. Seborréia, queda de cabelos, unhas fracas.
·         Diabetes.
·   Tentativa de relaxar com álcool, nicotina, drogas e excesso de comida, causando outras complicações no organismo.
·         Doenças psicossomáticas.
·         Ataques de ansiedade.
·         Ataques de Pânico [taquicardia, sudorese, falta de ar, tremor, fraqueza nas pernas, ondas de frio ou de calor, tontura, sensação de que o ambiente está estranho, que a pessoa “não está lá” (isso se chama desrealização), de que vai desmaiar, de que vai ter um infarto, de uma pressão na cabeça, de que vai "ficar louco", de que vai engasgar com alimentos, assim como crises noturnas de acordar sobressaltado com o coração disparando e com sudorese intensa].
·         Depressão.

Fonte:
 Isma Brasil